Você está visualizando atualmente RATING: o que é, e como funciona essa classificação interna?

RATING: o que é, e como funciona essa classificação interna?

Você já se perguntou como os bancos e instituições financeiras avaliam o risco de crédito dos clientes? O que eles fazem para saber se o cliente tem capacidade ou não de arcar e honrar com suas obrigações?

Os diferentes Scores

Muito se ouve falar do Score Numérico, aquele em que você analisa facilmente qual a sua nota, e que pode ir de 0 a 1.000 através do site do Serasa ou Boa Vista. De fato, essa pontuação numérica até tem a sua funcionalidade, mas não é esse o Score que os Bancos utilizam para analisar você.

Uma das provas mais concretas disso, são aquelas pessoas que possuem uma pontuação numérica acima da média, como 800, 900 pontos, mas NUNCA tiveram os seus pedidos aprovados nos bancos.

É só através do Rating Bancário (rating, score bancario, score alfabético), que os bancos tomam decisões em relação ao pedido feito.

O que é Rating?

O Rating é um mecanismo interno, utilizado pelas instituições financeiras para avaliar se devem ou não aprovar o pedido de recurso dos seus clientes, seja ele, crédito, empréstimo, financiamento de carros, imóveis etc. Diferente do Score Pontuação (aquele do Serasa e Boa Vista), a analise do Rating é baseada em uma classificação alfabética, que varia, geralmente, da letra “E” a letra “A”.

Funciona da seguinte forma, quanto mais próximo da letra A é a pontuação, melhor é a avaliação de crédito do indivíduo, ou seja, entende-se que ele tem chances maiores de arcar com seus pagamentos, e quanto mais próxima da letra D, mais baixa a nota, e entende-se que menor é a sua capacidade de arcar com suas obrigações.

Na prática, o Rating funciona como um indicador para os bancos saberem qual é a capacidade financeira de pagar dívidas que um indivíduo têm. Ou seja, é levando em conta o rating, junto a outros fatores, que um banco decide por aprovar o pedido de recurso a uma pessoa ou não.

Em outras palavras, o Rating mostra o risco de uma pessoa não conseguir honrar com seus compromissos financeiros ao longo do tempo.

Vale destacar que, a nota alfabética atribuída a um individuo não é definitiva. Afinal, é possível que ocorram mudanças no quadro financeiro de uma pessoa ao longo do tempo.

Por que é importante ter um bom Rating?

Como visto anteriormente, quanto mais próxima da letra A é a pontuação alfabética de uma pessoa, maiores e melhores são as possibilidades do cliente honrar com seus compromissos financeiros assumidos pelos próximos meses.

Nesse contexto, é claro que pessoas com um rating elevado conseguem melhores condições de pagamentos e taxas diferenciadas. Do ponto de vista bancário, essas são o seguimento de pessoas que tem um bom relacionamento com o banco, embora, elas tenham

Tenho restrição, consigo destravar o meu Rating Bancário?

Sim, mesmo que você tenha restrição financeira, o passo a passo “Desbloqueie seu Rating” consegue te ajudar a liberar o seu nome nos bancos e conseguir linha de crédito facilmente. A grande maioria das pessoas acreditam que o Score do Serasa é determinante para os bancos liberarem crédito ou não, mas o que realmente é avaliado internamente nos bancos, é o Rating.

Portanto, qualquer pessoa que queira linha de crédito junto aos bancos, é necessário desbloquear o seu Rating.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments